Este é um blog sobre ponto de cruz que visa servir de inspiração a quem partilha esta paixão e de incentivo a quem se está iniciar. A criatividade é o limite!
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Homens bordadeiros
Miminho Pay it Forward - Shanna
Simplesmente lindos e ainda por cima num tom que gosto muito!
A encomenda também trazia uns rebuçadinhos que não conseguiram sobreviver até eu tirar a foto! LOL
domingo, 26 de outubro de 2008
Tela solúvel DMC
Soluble Canvas: personalize livremente tudo o que desejar...
Esta nova tela utiliza-se exactamente como a tela Aïda clássica. Veja as instruções abaixo:
Reuna os elementos necessários à realização do seu bordado:
- Fio Mouliné Special DMC - 1 agulha de ponto de cruz - 1 tesoura - 1 bastidor - 1 folha de Soluble Canvas.
Quando terminar o bordado, recorte a tela solúvel e retire os pespontos cuidadosamente.
*À excepção do fio Mouliné Light Effects DMC, lavável a 30ºC no máximo.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Manual para Principiantes - Actualização
Prémio Desafio Colorido
Um colar lindo em rosa e uma amostra de baton num tom que adorei (adoro batons, sobretudo rosas e este tom é mesmo bonito)! Adorei o mimo! Foste uma querida Maria João!
O rosa tem uma história engraçada na minha vida. Na minha infância, o rosa era a minha cor favorita, ao ponto de o meu quarto estar pintado de rosa, a cama no mesmo tom (na altura tinha uma cama de ferro antiga), candeeiros feitos por encomenda para serem do mesmo tom das paredes e da cama e até uma coberta cor-de-rosa. Peluches cor-de-rosa, material escolar cor-de-rosa, vestidos cor-de-rosa... Agora parece-me bastante piroso, mas na altura era completamente vidrada no rosa! Hoje em dia já não é assim, mas há certas coisas em que continuo a gostar do rosa. Como o presentinho da Maria. :)
Novidades
Foi suspenso porque por um lado já não é para oferecer e por outro porque surgiu a minha primeira encomenda! Querem saber qual é o quadro? Nada mais nada menos que as minhas famosas orquídeas e que, apesar de servirem de imagem de marca ao meu blog, nunca foram bordadas por mim. É a prenda de Natal para a mãe de um amigo meu e vai ser bordado a dourado o nome dela. Este quadro é da Dimensions e tive de converter as linhas para DMC. Há um site muito bom que tem esta tabela de conversão, o que dá um enorme jeito (senão estava tramada!): http://www.doodle-head.com/xs/tools/dimensions_dmc_thread_conversion.html
Apesar de ser Aida, é muito mais rijo que o quadrilé normal. O aspecto rústico é dado por uns fios presentes na trama, semelhantes aos da serapilheira. Mas acho que o aspecto final vai ser bom! Vou dedicar-me exclusivamente a este projecto nos próximos dias, por isso contem com fotografias dos progressos!
Outra coisa que já tinha referido é que quero começar a fazer outro tipo de artes, nomeadamente découpage e bijuteria. Se bem que no caso do découpage já consegui compreender o essencial (só falta fazer a 1ª experiência), no caso da bijuteria já não me está a parecer que seja fácil aprender sozinha. Vou ver se consigo arranjar alguém aqui na terrinha que me ensine. Mas estou entusiasmada para aprender! Vamos ver no que vai dar...
Mais prémios
Muito, muito obrigada pelo reconhecimento!
Passo este prémios a todas as pessoas que, durante este período de ausência, me foram deixando mensagens de apoio no post que já eliminei. É o meu agradecimento do fundo do coração pelo vosso apoio e carinho!
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Informações
A inscrição para o prémio "Pay it Forward" já tem 3 meninas e por isso já está encerrado. Parabéns!
Ando a escrever a Lição n.º6 do Manual para Principiantes, que em breve irei publicar. Tem-me dado muito trabalho mas já está quase terminado.
Entretanto, e porque tenho tido muita coisa para fazer devido ao facto de ter ficado tanto tempo sem portátil, os meus trabalhos têm estado suspensos (e isso inclui os que tenho de fazer para os prémios e a troquinha) e não tenho tido muito tempo para vos visitar e deixar comentários. Por isso, pedia-vos que tivessem um bocadinho de paciência, que vou tentar normalizar a situação nos próximos dias. :)
Tenho uma votação no rodapé no blog. Por favor, votem! É uma grande ajuda para melhorar o meu Manual para Principiantes. Se acharem necessário, deixem as vossas críticas e sugestões na respectiva lição.
Beijos a todas e obrigada pelos comentários que têm deixado.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Manual para Principiantes - Lição n.º6: Como bordar os principais pontos
Como já referi, nem os livros nem as revistas ensinam certos pormenores da arte de bordar em ponto de cruz e que são tão importantes (ou mais) como fazer o ponto em si na perfeição. O que irei ensinar nesta lição é o resultado de muita pesquisa e de experiências que fui fazendo.
Para começar uma carreira vertical:
Puxe a linha até ficar como exemplificado na imagem:
Esta técnica é a forma de começar, se colocar a linha na agulha de acordo com ambas as técnicas exemplificadas na Lição n.º5.
- Método 2: técnica da argola
A técnica exemplificada em cima pode ser um problema se se rematar onde se começou: os pontos por cima dos remates sobressaem em relação aos restantes, notando-se o local onde foi feito o remate. O que se pretende é que o direito do trabalho fique perfeito e uniforme. Esta técnica permite contornar este problema.
Tire um fio da meada e dobre-o ao meio. Enfie a parte da argola no buraco da agulha e puxe até ficar com as extremidades da linha relativamente curtas. No avesso do tecido, enfie a agulha por entre a trama, de modo a que não se note do lado do direito e puxe até ficar com uma pequena argola:
Enfie a agulha no furo do tecido onde pretende começar a trabalhar, no sentido avesso-direito. E é só começar a bordar!
Ponto de cruz e meio-ponto
- Carreira horizontal
Depois de prender a linha para começar o trabalho, já pode começar a bordar. Seja qual for a técnica utilizada, o bordado é sempre feito da mesma forma. Tenha sempre presente uma regra simples que, no entanto, é a regra de ouro do ponto de cruz: no ponto de cruz a agulha movimenta-se SEMPRE na vertical, com o bico para cima ou para baixo.
(os exemplos dados são feitos com o remate pela frente, a título de exemplo, mas a técnica para fazer o bordado é a mesma independentemente da forma como se prende a linha)
Enfie a agulha no tecido, de cima para baixo, entrando e saindo pelo direito do tecido, no local onde começa o 1º ponto:
Tenha em atenção que a agulha deve entrar e sair exactamente nos furos do tecido, sem apanhar linhas da trama.Note que a agulha passa pelo tecido da mesma forma que no caso anterior (entrando pelo direito, passando pelo avesso e saindo pelo direito), como se a linha do remate não estivesse lá.
Faça mais 10 meios-pontos.
Agora vai completar os pontos de forma a fazer pontos de cruz completos. O procedimento é o mesmo. Quando a agulha sai no último meio-ponto, introduza nos furos do tecido imediatamente à esquerda, de cima para baixo, da mesma forma como fez anteriormente.
Puxe a linha com cuidado para o ponto ficar bem justo mas sem repuxar o tecido.
Proceda da mesma forma até ao final da carreira, completando o último ponto. Passe a agulha por baixo de 2 ou 3 pontos (a agulha deve passar por baixo dos pontos completos, entre os pontos e o tecido, sem apanhar a trama).
Puxe a linha com cuidado, sem repuxar o tecido e corte bem rente ao ponto, com todo o cuidado para não se notar pontas nem cortar inadvertidamente o ponto feito.
E está feita uma carreira horizontal completa! Este é o aspecto que deverá ter sempre o ponto de cruz no direito do trabalho. O ponto é sempre feito da forma exemplificada. Certamente irá ver trabalhos ou explicações em revistas em que o ponto é cruzado ao contrário mas esta é que é a forma correcta de bordar o ponto de cruz. Todos os pontos do trabalho deverão ser bordados desta forma. O esquema seguinte representa de uma forma simplificada a forma como se faz um ponto de cruz. Os números representam a sequência do processo. A linha mais clara simboliza o fio que deve passar por baixo.
Observe o aspecto no avesso:
Avesso perfeito! Este é o aspecto que o avesso deve ter sempre: linhas verticais do mesmo tamanho. Nada de linhas horizontais ou cruzadas!
NOTAS: neste caso, como se trata de uma carreira de pontos isolada, ao começar o trabalho pelo método do remate pela frente, os remates de começo e finalização vão sobrepôr-se, fazendo com que alguns pontos fiquem mais destacados em relação aos restantes (mais "altos"). Nestes casos, é recomendável utilizar o método da argola. Se tiver outros pontos à volta do ponto de finalização, poderá rematar da forma demonstrada, noutras fileiras de pontos que não aquela que contém a linha de começo do trabalho. Tenha em atenção que, neste caso, se os pontos onde for rematar forem de uma cor muito contrastante, poderá notar-se o remate. Passe a agulha por entre a trama do tecido, sem passar pelo avesso, de forma a esconder mais a linha de remate.
- Carreira vertical
O processo é idêntico ao anterior.
Enfie a agulha como exemplificado na imagem, de cima para baixo:
Puxe com cuidado para fazer o meio-ponto.Introduza a agulha como mostra a imagem, de cima para baixo:
Faça mais um meio-ponto e corte a ponta da linha de começo do trabalho.
Faça mais 7 meios-pontos, procedendo da mesma forma.
Introduza a agulha entre os pontos e o tecido, ao longo de 2 a 3 pontos, para o remate final.
Corte a linha com cuidado, rente ao ponto.
Uma carreira vertical completa, vista do direito.
O aspecto no avesso. Novamente um avesso perfeito, com linhas verticais.
Neste caso, é fortemente recomendável iniciar o trabalho com o método da argola pois se fizer o começo simples pela frente só terá um ponto onde esconder o começo e o remate final. No entanto, é exemplificado o método do começo simples pela frente, a título de exemplo. Usando um método ou o outro, a carreira é feita da mesma forma.
Puxe o fio com cuidado sem repuxar e introduza a agulha no furo imediatamente à direita, em cima, saindo um furo acima deste. Puxe o fio com cuidado. Obtém um meio-ponto, como exemplificado na imagem.
Introduza a agulha de baixo para cima, nos furos imediatamente à direita, de forma a fazer outro meio-ponto.
Continue o mesmo processo até prefazer mais alguns meios-pontos.
Note que os meios-pontos não estão todos iguais.
A carreira oblíqua, vista do direito:
O avesso perfeito da carreira oblíqua.
Pormenor:
Note que os pontos estão todos iguais, segundo o esquema já apresentado.
Continue a carreira até ao fim. Faça um meio-ponto abaixo do último ponto da 2ª carreira.
Continue a carreira até ao fim. Complete o último ponto de forma a voltar para trás para completar os restantes.
Remate (passe a agulha por entre a trama, tal como é feito no começo simples pela frente, e por baixo de 2 a 3 pontos) e corte a linha.
Note que neste caso, como se fez o começo simples pela frente e a linha está escondida por baixo dos pontos da 1ª carreira horizontal, o remate foi feito noutra carreira próxima do ponto de finalização, na vertical (única alternativa). Se se tivesse começado com o método da argola, podia rematar-se tanto na 1ª carreira vertical como na 1ª carreira horizontal.
Remate:
Se a linha terminar, eis como proceder: faça o remate e corte a linha rente aos pontos,
Passe a agulha por baixo de 2 ou 3 pontos junto ao ponto onde tem de recomeçar o trabalho:
Recomece o trabalho normalmente:
Depois de 2 ou 3 pontos feitos, pode cortar a ponta da linha, para não atrapalhar.
Puxe a linha com cuidado, sem repuxar o tecido.
Volte a proceder como anteriormente, introduzindo a agulha no furo imediatamente a seguir ao de saída da linha, e saíndo com a agulha no furo seguinte.
Puxe a linha com cuidado. Note que o ponto fica alternado.
Faça mais pontos, seguindo o mesmo processo.
Complete a linha. Este é o aspecto do avesso:
Para rematar, no avesso, passe a agulha por entre 2 ou 3 pontos como mostram as imagens:
Corte a linha e está pronto!
Pegando no coração realizado no Exercício de Optimização 4, vamos treinar o ponto linear, contornando-o. Vamos fazê-lo de duas formas diferentes. Siga as imagens para o passo-a-passo.
- Contorno 1
Contorne o motivo com pontos lineares verticais e horizontais:
Retroceda de forma a completar o ponto linear:
Remate por trás, da mesma forma como foi explicado anteriormente, passando a agulha por entre os pontos, como mostram as imagens:
Aspecto do direito: Aspecto do avesso, perfeito:
- Contorno 2
Em vez de contornar os pontos de cruz, faça pontos oblíquos, verticais e horizontais, de forma a suavizar os contornos:
Retroceda de forma a completar o ponto linear.
Fazer pontos lineares oblíquos permite um contorno mais perfeito e menos "tosco", no entanto "abre" pequenas zonas do motivo não bordadas. Em alguns motivos este facto é solucionado fazendo pontos de cruz parciais (3/4 de ponto), de forma a ajustar o motivo bordado a ponto de cruz à "moldura" em ponto linear, "fechando" essas pequenas aberturas.
3/4 de ponto completo. Note que tem de enfiar a agulha exactamente no meio da trama.
Complete o ponto normalmente:
Complete o ponto, enfiando a agulha a meio, por entre os fios da trama do tecido:
Enfie a agulha por entre os fios da trama do tecido e faça metade de um meio-ponto:
Complete o ponto normalmente:
Fica assim com os 4 tipos diferentes de ponto de cruz parcial.
Enfie a agulha no local onde vai ficar o ponto, no sentido avesso-direito. Enrole a linha 2 ou 3 vezes em torno da agulha:
Puxe o fio com uma mão enquanto com a outra segura as laçadas dadas o mais junto possível ao tecido, juntando-as, e deixando passar o fio por entre os dedos:Aspecto final:
Puxe um pouco o fio do avesso de forma a que o ponto fique bem justo ao tecido. Enfie a agulhe no mesmo ponto por onde sai o fio e puxe um pouco a linha para que o ponto fique bem justo. Remate por trás. Aspecto final do nó francês: