segunda-feira, 27 de julho de 2009

Moldes e gráficos - costura e bordados

Porque os moldes dão sempre jeito, aqui vão alguns.

Estes são os moldes de bolsinhas para tesoura:
Um passo-a-passo para um bolsinha para arrumar agulhas de tricot e crochet:
E uma ideia para fazer e bordar uma bolsa para arrumar agulhas, tesouras, etc:

Gráficos signos chiques

Estes são uns gráficos que encontrei algures na net e que adorei. Embora não ligue muito a signos do zodíaco, adorei o estilo destes. Só por isso, já vale a pena bordá-los! Não são muito grandes, mais ou menos 10 cm, pelo que são perfeitos para uma capa de bloco de notas ou agenda, ou então para uma bolsinha.
Falta Virgem ("Virgo"), pelo que, se alguém a tiver, pedia o favor que ma enviassem. Espero que também gostem!















domingo, 26 de julho de 2009

Artesanato sem Amor

Tenho visto em vários dos blogs que visito, queixas relacionadas com o "roubo" de ideias ou comentários em relação ao facto de haver pessoas que só fazem certo tipo de artesanato porque está na moda e rende algum dinheiro.

Por exemplo, a senhora da papelaria onde costumo comprar revistas, queixou-se uma vez que quando abriu a loja era a loucura do FIMO e tinha de fazer encomendas semanais. As pessoas faziam bijutaria e vendiam. TODA a gente fazia. Agora, já ninguém compra FIMO... Por aqui, vê-se muito coisas em trapilho e anéis e alfinetes de peito em arame. TODA a gente faz e vende... Não critico quem faz e vende, só critico quem o faz com esse único objectivo. E o que se assiste é a artigos com muito pouca qualidade, que em nada dignificam o Artesanato. Sem querer ofender ninguém, há pessoas que realizam uma ou várias artes por gosto, com amor e porque é o seu hobby. Se depois vendem algumas das coisas, não é condenável e até é bastante compreensível porque não podemos ter tudo em casa. O que considero errado é aprender-se uma arte só porque está na moda e é muito popular, com o único intuito de lucrar. Fiquei triste, quando fui à feira de artesanato que se realiza aqui mensalmente e vi uma pessoa a vender caixinhas com découpage, cuja madeira estava em bruto, sem tratamento, sem estar pintada e só tinha um bonequinho qualquer na tampa (é que assim fica mesmo muito mais barato, e as caixas estavam a ser vendidas caras. Qual é a piada de fazer uma coisa assim?). Ou então aqueles anéis com arame grosso, sem jeito nenhum, sem gosto... E as malas de trapilho a direito, sem piada... Já vi coisas feitas em arame lindíssimas. E malas em trapilho muito bonitas e com extremo bom gosto. Mas quem faz artesanato por gosto e com amor sabe a que me refiro. Quando algo não é feito com amor, nota-se perfeitamente. Há qualquer coisa de errado. Pior, é quando estas pessoas se servem da criatividade de outros para seu próprio proveito. Todos nós nos inspiramos em algo, mas há uma grande diferença entre inspirar e copiar. Isto não é correcto. Fico triste, porque acho que não deveria ser assim... O artesanato vem do coração, não deve ser feito com o único objectivo de lucrar.

E vocês, qual é a ideia que têm em relação a este assunto? Partilhem as vossas experiências!