segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ponto linear e aguarelas

Existem muitos artistas que desenham a lápis ou caneta e depois aplicam cor com aguarelas. É o caso de, por exemplo, Michael Powell. Por mera coincidência, hoje encontrei um video que sugere um trabalho em ponto linear que depois é colorido com aguarelas. Confesso que não sou grande fã do ponto linear (pior que isso só mesmo o ponto fraccionado) mas a ideia não deixa de ser interessante, sobretudo se for aplicada num trabalho maior e mais elaborado. Em vez de ponto linear, acho que também resulta bem em trabalhos maiores em que os contornos são definidos a ponto de cruz. A conjugação de várias técnicas e materiais é algo que sempre apreciei muito em arte. Admirem, por exemplo, a arte de Nanda Correa, uma artista brasileira e inspirem-se:

Para mais trabalhos lindíssimos da Nanda, visitem o site dela, pois vale bem a pena (é só clicar no nome dela, no início no post).


Fica aqui o video com o tutorial da técnica mista bordado e aguarela:



Guardanapo

Então fica aqui o guardanapo de que vos falei no post da FIA. Comprei 2, o que dá para usar várias vezes. Trata-se de um ciclame em estilo aguarela. As meninas que fazem découpage têm alguma ideia de aplicação deste lindíssimo guardanapo? Aceitam-se sugestões! :)

6 coisas que não sabem sobre mim

Aceitei este desafio da Marta...

As regras deste desafio são:

a) Eleger seis amigos para repassar;
b) Colocar o link dos blogs listados;
c) Avisar o amigo sobre a postagem;
d) Deixar um comentário no respectivo Blog.

Assim, aqui ficam as 6 coisas que (eu acho que) não sabem sobre mim:

- Comecei a fazer ponto de cruz com 14 anos porque uma amiga minha da altura também fazia. Fiz apenas um pano de tabuleiro e dois guardanapos e depois aventurei-me num mostruário que nunca cheguei a acabar porque era feito com base em gráficos de uma Burda Portuguesa emprestada e que a dona entretanto perdeu. Depois disso fiquei 7 anos sem fazer ponto de cruz e só recomecei quando uma professora da faculdade nos sugeriu que bordássemos para nos ajudar a lidar com o stress do dia-a-dia e as situações chocantes com as quais teríamos de lidar.

- Adoro chocolate branco.

- Sou uma espécie de aspirante a fashionista. Não sou escrava da moda mas gosto de andar a par das tendências e ver se algo se enquadra nos meus gostos pessoais. Adoro moda, adoro os pequenos detalhes, adoro linhas simples mas requintadas... E adoro sapatos! Obviamente, salto alto e de preferência num outfit preto com uma saia ou um vestido em lápis. Ui ui!

- As minhas cores favoritas são o preto e o lilás. Adoro qualquer coisa que seja em preto ou em qualquer tom da palete de roxo e lilases.

- Adoro mimar e ser mimada e não há nada que me faça mais feliz que ter uma amizade pura e verdadeira.

- Sou uma pessoa decidida, que não tem problemas em dar um passo atrás para dar dois em frente. É por essa razão que já vou no terceiro curso, tento completado metade dos outros dois. Desisti proque não me sentia realizada e acredito que a vida é para ser vivida em toda a sua plenitude. Qual o sentido em trabalhar a vida inteira em algo que não se gosta ou num ambiente onde se sente completamente alienada? Mas agora estou feliz com a minha escolha e o que perdi em anos ganhei em experiência e conhecimentos, que de tão vastos e diversificados, muito me beneficiam.

Passo este desafio a:

Agora deixo este desafio às meninas dos seguintes Blogs:
- Shanna
- Ju

FIA 2010


Ontem fui à FIA pela primeira vez e embora tenha gostado bastante, estava à espera de mais no Pavilhão 1... Para quem nunca foi à FIA - Feira Internacional de Artesanato -, o espaço está dividido em 3 pavilhões, sendo o 1 dedicado a stands de artesanato nacional, o 2 a artesanato do resto do Mundo e o 3 à gastronomia. O Pavilhão 1 foi bastante agradável no sentido em que vi imensas peças bastante originais. Acabei por comprar uns guardanapos que me saltaram logo à vista e que estou em pulgas para usar numa caixinha. Nesse mesmo stand descobri o bonito efeito das novas tintas hidro vitral da Gato Preto, que dão um acabamento vitrificado às peças. Muitos materiais lindíssimos, principalmente papéis e tecidos. O Pavilhão 2 tinha artesanato de todo o mundo e era preciso um grande autocontrolo para não comprar tudo! Só tive pena de não haver um stand Japonês mas havia vários chineses e tibetanos e havia um que até tinha bastantes coisas japonesas, como kimonos, robes, roupa tradicional e diversos objectos dos quais saliento as kokeshi, umas bonequinhas tradicionais japonesas em madeira. Acabei por comprar umas calças largas e uma túnica em linho, e umas sandálias fresquinhas para o verão em stands indianos. O meu namorado comprou uma caixinha muito engraçada em madeira para queimar incenso, para a mãe. A tampa tem ornamentos abertos. Dentro da caixa, existem dois orifícios para pôr dois pausinhos de incenso. Ao queimar, a cinza fica dentro da caixa, não sujando como acontece nos queimadores tradicionais, e o fumo sai pela tampa. Na parte lateral, tem um pequeno compartimento escondido onde se pode guardar os pausinhos de incenso. Muito bonita e prática! A visita foi muito interessante e inspiradora, pena que estivesse um calor insuportável nos pavilhões. Certamente algo a melhorar nas próximas edições...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Revista "Cross Stitcher" - UK



Olá a toda(o)s!

Mais um dos meus habituais comentários, desta vez sobre a revista inglesa de ponto de cruz "Cross Stitcher".

Aqui em Setúbal há uma tabacaria que vende jornais e revistas estrangeiros e há uns meses entrei por mera curiosidade e dei de caras com um exemplar da "Cross Stitcher". Fiquei logo
seduzida pelo kit que trazia e desde então tenho comprado a revista todos os meses. Riquíssima em informação, é extremamente interessante e cativante, não se limitando a "despejar" gráficos. Desde inúmeras dicas, reportagens e sugestões a gráficos desenhados por designers de renome, esta revista vale bem o que custa: 7,50€. A primeira que comprei foi a de Junho (que na
realidade é de Maio, nunca percebi porque razão as revistas andam adiantadas um mês...) e chamou-me a atenção por causa de um kit muito fofinho de Margaret Sherry e do gráfico de uma gueixa (adoro este tipo de motivos e este era particularmente bonito).Não consegui resistir ao kit e já o bordei. Vou seguir a sugestão da revista e fazer uma mala de verão.A gueixa é simplesmente deslumbrante e será certamente um quadro a bordar mais tarde, já que acho que ficaria lindíssimo no meu quarto.

Para além dos quadros lindíssimos, esta revista trazia também muitas novidades interessantes, tais como estes novos kits de Michael Powell em que alguns detalhes como abelhas, peixes e borboletas ganham vida ao serem substituídos por botões com essas formas.

E sugestões sobre diversos tipos de materiais, como por exemplo, tesouras, almofadas para agulhas, fitas decorativas, adesivos que imitam o padrão do ponto de cruz, etc...

Para além de tudo isto, tem ainda uma secção de comentários das leitoras sobre gráficos publicados em revistas, em que se pode tirar ideias engraçadas com as adaptações feitas e uma outra de "pen pals". Para quem não sabe o que são, são amigos por correspondência. Uma secção engraçada para quem quer corresponder-se com pessoas de outros países com interesses comuns (e o ponto de cruz, obviamente, é comum a todas!).