domingo, 24 de agosto de 2008

Ainda a troquinha...

Para manter a troquinha "no topo", servir de incentivo à participação e porque várias (umas duas... lol) meninas disseram que gostaram muito do tema porque adoram flores (gostamos todas, não é? Pena que muitos homens ignorem esse facto... lol), resolvi pesquisar o significado (e outras curiosidades) das flores que vão sendo escolhidas. Então aqui vai:


  • Orquídea - o nome deriva do latim órchis, que significa, imaginem, testículos (nunca vi, mas parece que as raízes fazem lembrar o dito órgão). Tem uma forte carga erótica, devido à delicadeza e sensualidade das flores e das suas cores. Na China, são um símbolo de fecundidade e incentivo a numerosa descendência (ou melhor, eram, porque agora com as políticas de "um casal, um filho", já não devem de ser... lol). Símbolo de perfeição e pureza espirituais, beleza e perfeição femininas. Há uma lenda chinesa engraçada sobre a orquídea... Basicamente, uma jovem rapariga de extrema beleza nunca correspondia ao amor dos seus apaixonados e quebrou muitos corações, chegando muitos deles a pôr termo à própria vida. Para a castigar pela sua arrogância e o mal feito, um deus fez com que se apaixonasse por um rapaz sem que, no entanto, fosse correspondida. Completamente desesperada e perdida de amores, ela suplicou ao deus que a livrasse daquele suplício, o que lhe foi negado. Depois do encontro, apareceu-lhe uma bruxa que lhe prometeu o amor do rapaz em troca da sua alma, o que a rapariga aceitou prontamente. Em vez de lhe dar o amor incondicional do seu amado, a bruxa transformou-o numa árvore de ébano. Desesperada por ter perdido o seu amor para sempre, a rapariga agarrou-se à árvore a chorar compulsivamente até que apareceu um sábio que, com pena e considerando que ela já tinha aprendido a lição, a transformou numa flor, a orquídea, antes que a bruxa lhe roubasse a alma. E assim nasceu a primeira orquídea, ligada ao ébano (huum, que cheiroso...).

  • Rosa - o nome deriva do latim rosa e o seu significado é subejamente conhecido. Símbolo generalizado do amor e da paixão é também símbolo de concentração, inteligência, equilíbrio, honra e compromisso. No entanto, o seu significado varia conforme a cor. O vermelho é a cor da paixão intensa e do amor eterno (só love, Marta!). Na Grécia Antiga, era o símbolo de Afrodite, a deusa do Amor, e acreditava-se que a rosa tinha nascido de uma poça de sangue derramado pelo seu amado ferido, Adonis. Daqui se interpreta o simbolismo de amor eterno ou de um amor que nunca se desvanecerá, mesmo depois da morte... Também está relacionada com o simbolismo cristão (o sangue de Cristo, relacionado com a rosa vermelha, e os espinhos simbolizam, em conjunto, o derradeiro sacrifício) e reuniões secretas ("sob a rosa", ou seja, tudo o que fosse dito na presença de uma rosa pendurada sob a mesa de reunião, era proibido de ser repetido noutro lugar). A rosa representa o equilíbrio devido a uma dualidade interessante: a beleza da flor (promessa, esperança, novo começo) e os espinhos (defesa, perda e fraqueza).

Tecto da Capela Cistina em ponto de cruz!

Bom, as coisas incríveis que se descobrem no Google às tantas da madrugada, enquanto se procura algo que não tem nada a ver (o Buda em ponto de cruz)...

Tinha mesmo de partilhar isto convosco porque é deveras impressionante (faz-me lembrar que passamos a vida a queixar-nos dos trabalhos morosos que temos em mãos - como o meu quadro do casamento... ai... - e que nunca mais acabamos, e depois há pessoas que fazem coisas destas...).
Uma senhora texana, por sinal muito paciente (lá está, se calhar é esta a ligação com o Buda... lol), resolveu recriar a obra-prima de Michelangelo em ponto de cruz (todas as 45 cenas representadas no tecto), num trabalho que demorou 10 anos a ser concluído (começou em 1995). O trabalho inclui 628 296 pontos em 1890 diferentes combinações de cores. Vejam o titânico trabalho:


Percebe-se melhor a dimensão do trabalho na primeira fotografia. Impressionante, não é? Depois do trabalhão que teve, a referida senhora resolveu publicar um livro (pois claro) com os esquemas detalhados das 45 cenas representadas e que se encontra à venda aqui. Aproveitem enquanto o dólar está mais fraco que o euro! Têm trabalho para 10 anos! Eheh!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Troquinha - Flores

Como acho que este cantinho está a precisar de um novo fôlego, resolvi organizar a minha 1ª troquinha! Espero que participem!



Tema: Flores
Regras:
-1 ou mais trabalhos feitos na vossa arte (as flores têm de ser as de eleição da vossa parceira. Por exemplo, no meu caso será obviamente orquídeas :) );
- material para a arte da vossa parceira;
- 1 revistinha da arte da vossa parceira (pode ser substituida por um kit se preferirem);
- miminhos, claro :)
- 1 postal da vossa terra (temos de conhecer o nosso Portugalito, não é?) com uma quadra ou frase sobre a flor de eleição da vossa parceira. Pode ou não estar relacionada com ela mas tem de ser sobre a flor. E claro, original (nada de plágios!). Depois da troquinha, cada parceira envia-me a frase que recebeu e fazemos uma votação. A frase ou quadra vencedora receberá um presentinho do Ponto de Cruz da Orquídea. Se a minha ganhar, recebo um presentinho de cada uma de vocês! Eheh! :)
- 1 mimo surpresa para a vossa parceira (o que quiserem, não tem de ser sobre o tema).

As regras são estas, as quantidades ficam ao vosso critério (excepto na frase/quadra para votação que tem mesmo de ser só uma).

Prazo de inscrições: as inscrições vão estar abertas até 3 de Outubro. Se houver necessidade, a data pode ser alterada. Enviem o nome (pode ser o nick), o link do vosso blog e a vossa flor de eleição.
Prazo para entrega das troquinhas: 24 de Outubro (ou seja, a encomenda tem de dar entrada nos Correios até esta data)
Prazo para envio da frase: 30 de Outubro
Prazo para fecho da votação: 10 de Novembro
Prazo para envio do presentinho da votação: 28 de Novembro (data dos Correios)

Vamos encher de flores o Outono que se aproxima? Participem e divulguem! Espero que se divirtam com esta troquinha! Vamos ver que bouquet vamos conseguir fazer! :)

(Não sei se os prazos são os ideiais mas se tiverem sugestões a fazer, por favor façam).

Os pares serão feitos por ordem de inscrição.

LISTA

1. Orquídea - orquídeas & 2. Marta Marques - rosas (vermelhas)
3. Joana - orquídeas & 4. Cláudia - orquídeas, magnólias e cactos
5. Maria João - orquídeas, rosas e margaridas & 6. Anita - orquídeas
7. Eliza - amor-perfeito & 8. Otília - antúrio

Desafio

A Maria João do blog "O que eu mais gosto" tem um desafio interessante. Participem!

domingo, 10 de agosto de 2008

Caixa-coração

As minhas desculpas a quem visita o Ponto de Cruz da Orquídea pela falta de actualização, mas os últimos meses foram críticos e além disso o ponto de cruz foi posto de lado, pelo que não tinha nada de novo para vos mostrar.

Quando fui de férias tive o prazer e o privilégio de conhecer uma senhora simpatiquíssima, a D. Nélia da Retrosaria Carnel, em Albufeira. Para além de ser um espaço com imenso material para bordados, desde tecidos de várias qualidades a kits, tem também imensas lãs e linhas para tricot e crochê e material para criar bijutaria. Trocamos imensas ideias e foi nesta loja que comprei uma caixa de papel em forma de coração:

Como podem reparar, resolvi forrá-la por fora com quadrilé beje bordado a ponto de cruz (claro!). Nesta foto, já tinha colado a parte lateral da tampa. Pormenor do desenho:
Pequenos corações bordados com algodão Mouliné e linha metalizada.
Para a tampa, tinha planeado fazer uns corações mas o meu portátil apanhou um vírus e, como tenho todos os meus gráficos arquivados no computador, fiquei de mãos a abanar pelo que tive de improvisar. Resolvi adaptar alguns motivos deste gráfico da revista Linhas & Pontos:
E este foi o resultado:
Pormenor:
Ponto de cruz e nó francês (com a linha metalizada).
Confesso que fiquei muito satisfeita com o resultado e que ficou lindíssimo!
Para o interior da caixa e da tampa, com a preciosa sugestão da D. Nélia, forrei com feltro vermelho:
Nunca tinha trabalhado com feltro, mas neste trabalho dá um toque "de compra" à caixa. O problema é que a folha de feltro era pequena, embora servisse perfeitamente para forrar o interior da caixa e da tampa. A questão é que para a parte lateral da caixa, tive de cortar duas tiras. Para disfarçar as uniões, usei um pouco de fita que utilizamos no Natal para enfeitar a casa, dando o efeito que podem ver em cima:
Depois comprei uma embalagem de tinta dourada:
Existem imensas cores e pode desenhar-se o que queremos directamente, pois a embalagem possui um bico fino. Demora 12 horas a secar e faz um relevo. A que comprei dá para vários tipos de materiais como madeira e pedra mas há umas que são específicas para tecido. Este é o resultado, no interior da tampa:
Como a tinta não era para tecido, o resultado não ficou tão bom como gostaria...E agora a cereja no topo do bolo... Numa banca de artesanato africano, comprei dois lindíssimos corações vermelhos em pedra, trabalhados à mão, onde desenhei o nome dos dois amados:
As duas pedras ficam uma ao lado da outra, dentro da caixa. Para a parte lateral da caixa, escolhi uma frase de Florbela Espanca: "E é amar-te assim, perdidamente". Só que a faixa era demasiado curta para bordar o "perdidamente", por isso ficou só "E é amar-te assim...". O resto fica à imaginação de cada um... :) Ou melhor, do meu amor... :)
As letras foram aproveitadas de um esquema de uma revista e bordadas com linha metalizada, a dois fios.
O resultado final é este:
Quando terminei a colagem da parte lateral da caixa, surgiu um problema: ao longo do bordo da caixa, notava-se o quadrilé, o papel da caixa e o feltro, o que ficava um bocado inestético. O problema estava em como resolver esta situação sem que a tampa ficasse ainda mais justa ao fechar e sem tirar a beleza do trabalho. Acabei por optar por uma fita de cetim amarelo-dourado, quase do mesmo tom das letras da tampa e dos corações, que tinha no sótão. Nem sei do que era! Confesso que foi muito difícil de colá-la com todo o cuidado, mas o resultado final foi este:
Não ficou muito perfeito, mas foi o que consegui fazer... Este trabalho foi realizado inteiramente com sobras de materiais (à excepção da caixa, dos corações e da tinta dourada).
Espero que tenham gostado da ideia! Comentem!