sábado, 12 de abril de 2008

Manual para Principiantes - Lição n.º 5: Preparação do material

Dedicarei esta lição exclusivamente à preparação do material, antes de avançarmos para a técnica do ponto de cruz.


  • Alinhavar o tecido
Alinhave o tecido, de forma a evitar que este se desfie enquanto trabalha. Passe a agulha por dentro dos furos do tecido, de forma a não danificá-lo.
  • Centro do tecido
Dobre o tecido no sentido da largura e vinque bem. Proceda da mesma forma em relação ao comprimento. O cruzamento dos vincos no tecido será o centro do trabalho e terá de coincidir com o centro do gráfico (ver Lição n.º 3). Se preferire, poderá passar uns alinhavos pelos vincos, de forma a marcar de forma visível o centro do tecido e sem correr o risco que este se perca quando o tecido for esticado no bastidor. Os alinhavos são úteis quando se pretende central o trabalho completo como acontece, por exemplo, quando se pretende emoldurar.
  • Bastidor

Se usar bastidor, coloque o tecido sobre o aro fechado e por cima o aro aberto (o que tem o parafuso) e ajuste. Vá apertanto o parafuso devagar com uma mão, enquanto com a outra vai esticando e ajustando o tecido. Tenha atenção que o tecido deve ficar bem esticado mas não deformado.

  • As linhas
Normalmente trabalha-se a 2 fios. Usa-se um fio normalmente no ponto linear e 3 fios se se pretender realçar alguma parte do trabalho ou criar relevo. Para tirar o fio, utilize a seguinte técnica:
Pegue na meada com a mão esquerda. Se reparar, as meadas têm uma parte em papel ou plástico mais estreita e outra mais larga (onde está impresso o código da cor). Pela experiência, reparei que começando a puxar a linha pelo lado da cinta mais larga, era mais fácil e não "desfazia" a meada. Como tal, segure na meada como mostra a foto e separe a ponta da linha do resto da meada.
Puxe a linha até ter cerca de 80 a 120 cm (no máximo). Fios demasiado compridos tendem a desfiar-se e a perder o brilho à medida que se vai trabalhando. Corte a linha.
Nota: de cada vez que puxa a linha fica com cerca de 40 cm de linha. Assim, terá de puxar entre 2 a 3 vezes.
Pegue na linha e separe ligeiramente os fios. Pegue num fio com a mão esquerda e com a direita segure na restante linha. Puxe o fio com cuidado e suavemente até o soltar da linha. Há várias formas de enfiar a linha na agulha para trabalhar a dois fios. A diferença apenas reside na forma como se prende a linha no tecido e se remata, o que será explicado numa lição posterior.
Método 1:
Dobre o fio ao meio e enfie a argolinha no buraco da agulha e puxe um pouco. Passe a agulha por dentro da argola e puxe suavemente. Desta forma garante-se que ambos os fios são puxados e trabalhados com a mesma tensão.
Método 2:
Em vez de tirar um fio, tire dois, ao mesmo tempo, seguindo a técnica descrita anteriormente. Enfie a linha composta pelos dois fios na agulha e puxe um pouco.

Sem comentários: