domingo, 6 de abril de 2008

Manual para Principiantes - Lição n.º 4: Comprar o material

Depois de escolhido e interpretado o gráfico (tomemos como exemplo o gráfico da lição anterior), é hora de comprar todo o material necessário. Para quem se está a iniciar, é natural que tenha de investir um pouco mais de dinheiro inicialmente (bastidor, agulhas e tesoura).

  • Bastidor, agulhas e tesoura
Como já foi referido anteriormente, o bastidor não é obrigatório. Há quem prefira bordar sem ele mas, pessoalmente, não o dispenso pois permite manter o tecido esticado, o que facilita o bordar. As agulhas têm de ser escolhidas segundo o tecido utilizado (ver o quadro apresentado na Lição n.º 2). Normalmente, são utilizadas agulhas n.º 24.
Na Lição n.º1 já foi feita uma abordagem às tesouras. Compre uma tesoura especifica para bordados e utilize-a exclusivamente para esse efeito (não corte o tecido com ela!).
  • Tecido
Como foi referido na Lição n.º 1, existe uma grande variedade de tecidos. Escolha o tipo de tecido e a cor, consoante o trabalho e o efeito que pretende e tenha em atenção a qualidade do mesmo. Nas revistas da especialidade, costuma ser referido o tipo e cor do tecido e a quantidade necessária para o trabalho. Mas se tiver apenas o desenho, como é o caso, como saber a quantidade de tecido necessário? Para definir a superfície de tecido que o motivo bordado vai ocupar, utilize a seguinte fórmula:

A mesma fórmula aplica-se à altura. Por exemplo, imaginemos que o tecido que escolheu é quadrilé com 14 pontos por 2,5 cm. Ou seja, através de uma regra de 3 simples, sabe que tem 5,6 pontos por cm (aproximando, 5,5 pontos):

14 pontos --------- 2,5 cm

x-------------- 1 cm

x= (14*1)/2,5 =5,6

Como só há pontos e meios pontos, aproxima-se para 5,5 pontos, por ser o valor mais próximo. Se tivessemos 5,8 pontos, aproximavamos para 6 pontos.

O desenho escolhido tem 60 pontos de largura por 60 pontos de altura (tal como foi explicado na Lição n.º3).

Aplicando a fórmula, teremos:

Altura: Largura: Assim, o desenho ocupará um quadrado de tecido com aproximadamente 11 cm de largura por 11 cm de altura. No entanto, deve contar-se também com uma margem nunca inferior a 10 cm. Assim, teria de comprar pelo menos 31 cm de tecido (11 cm de altura + 10 cm da margem superior + 10 da margem inferior). Se desejar, pode aumentar as margens, para trabalhar mais à vontade. Diria que, tendo em conta o motivo ser relativamente pequeno, bastaria comprar 20 cm de tecido.

NOTA IMPORTANTE: quando comprar o tecido, nunca se esqueça de contar também com as margens (sobretudo em motivos grandes, é aconselhável contar com umas margens bastante "folgadas").

E agora, mãos ao trabalho!

Sem comentários: