domingo, 24 de agosto de 2008

Ainda a troquinha...

Para manter a troquinha "no topo", servir de incentivo à participação e porque várias (umas duas... lol) meninas disseram que gostaram muito do tema porque adoram flores (gostamos todas, não é? Pena que muitos homens ignorem esse facto... lol), resolvi pesquisar o significado (e outras curiosidades) das flores que vão sendo escolhidas. Então aqui vai:


  • Orquídea - o nome deriva do latim órchis, que significa, imaginem, testículos (nunca vi, mas parece que as raízes fazem lembrar o dito órgão). Tem uma forte carga erótica, devido à delicadeza e sensualidade das flores e das suas cores. Na China, são um símbolo de fecundidade e incentivo a numerosa descendência (ou melhor, eram, porque agora com as políticas de "um casal, um filho", já não devem de ser... lol). Símbolo de perfeição e pureza espirituais, beleza e perfeição femininas. Há uma lenda chinesa engraçada sobre a orquídea... Basicamente, uma jovem rapariga de extrema beleza nunca correspondia ao amor dos seus apaixonados e quebrou muitos corações, chegando muitos deles a pôr termo à própria vida. Para a castigar pela sua arrogância e o mal feito, um deus fez com que se apaixonasse por um rapaz sem que, no entanto, fosse correspondida. Completamente desesperada e perdida de amores, ela suplicou ao deus que a livrasse daquele suplício, o que lhe foi negado. Depois do encontro, apareceu-lhe uma bruxa que lhe prometeu o amor do rapaz em troca da sua alma, o que a rapariga aceitou prontamente. Em vez de lhe dar o amor incondicional do seu amado, a bruxa transformou-o numa árvore de ébano. Desesperada por ter perdido o seu amor para sempre, a rapariga agarrou-se à árvore a chorar compulsivamente até que apareceu um sábio que, com pena e considerando que ela já tinha aprendido a lição, a transformou numa flor, a orquídea, antes que a bruxa lhe roubasse a alma. E assim nasceu a primeira orquídea, ligada ao ébano (huum, que cheiroso...).

  • Rosa - o nome deriva do latim rosa e o seu significado é subejamente conhecido. Símbolo generalizado do amor e da paixão é também símbolo de concentração, inteligência, equilíbrio, honra e compromisso. No entanto, o seu significado varia conforme a cor. O vermelho é a cor da paixão intensa e do amor eterno (só love, Marta!). Na Grécia Antiga, era o símbolo de Afrodite, a deusa do Amor, e acreditava-se que a rosa tinha nascido de uma poça de sangue derramado pelo seu amado ferido, Adonis. Daqui se interpreta o simbolismo de amor eterno ou de um amor que nunca se desvanecerá, mesmo depois da morte... Também está relacionada com o simbolismo cristão (o sangue de Cristo, relacionado com a rosa vermelha, e os espinhos simbolizam, em conjunto, o derradeiro sacrifício) e reuniões secretas ("sob a rosa", ou seja, tudo o que fosse dito na presença de uma rosa pendurada sob a mesa de reunião, era proibido de ser repetido noutro lugar). A rosa representa o equilíbrio devido a uma dualidade interessante: a beleza da flor (promessa, esperança, novo começo) e os espinhos (defesa, perda e fraqueza).

5 comentários:

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Gostei de saber das flores adoro orquídias.Bom domingo para voce.Ricgard.

Marta disse...

Gostei de saber estas coisinhas sobre as rosas, algumas eu já calculava :) Beijocas

Judite Cunha disse...

Olá! Ainda bem que a minha grelha foi útil, eu uso-a muitas vezes! Gostava de participar na tua troquinha, mas tenho muito poucos gráficos florais e muitos trabalhos em curso, por isso guardas um lugarzinho para mim e depois eu confirmo se participo ou não na tua troca. Já agora as orquídeas são as minhas preferidas!
Esta semana já recebes a prendinha em casa, mas depois "falamos"! Bjinhos

Cláudia disse...

Olá!

Visita o meu mega leilão em megaleilo.blogspot.com/ e desfruta daqueles preços!!

Um beijinho

Cláudia

Maria disse...

Oi linda venho pedir-te a morada pois sempre vou dar-te i miminho que escolheste apesar de outra pessoa já o ter escolhido, mas mesmo assim vou dar por isso manda-me a tua morada para o meu mail.
Beijos
mariajoaolsilva@gmail.com