O objectivo era ficar com um aspecto envelhecido de bronze banhado a ouro.
Então, para este trabalho utilizei um pincel de cerdas duras n.º5, um pincel de cerdas macias n.18, tinta acrílica cor verde esmeralda metalizado, betume judaico, mordente, spray fixador brilhante e folhas de ouro.
1. Começa-se por pintar toda a estatueta com o verde esmeralda, utilizando o pincel de cerdas macias. Deixa-se secar bem.
2. Utilizando o pincel de cerdas macias, passa-se mordente em toda a estatueta. Tem-se de ter muita atenção porque não pode haver áreas sem mordente, pois é ele que vai fazer com que a folha de ouro cole. O mordente está pronto quando ficar transparente.
3. Num pequeno recipiente, colocar um pouco de pó de talco. O pó de talco vai evitar que o mordente se cole e assim evitar que as folhas se colem aos dedos ou ao pincel.
4. Destacar uma folha de ouro com cuidado (são muito frágeis!). Colocar pó de talco nos dedos e no pincel de cerdas duras. Com a ajuda do pincel e dos dedos, colar com cuidado a folha de ouro à estatueta. Tenham atenção para não tocar na superfície com mordente porque se o fizerem ele adere aos dedos e a superfície que queremos que cole deixa de colar. Com o pincel, dar batidas leves sobre a folha de ouro, de forma a aderir bem à superfície. Usar o mesmo procedimento em toda a estatueta.
5. Ah, agora está com um belo aspecto dourado! Mas vamos "sujá-lo"! Com o betume judaico e o pincel de cerdas macias, passar betume judaico por uma área. Com um pano macio e limpo, pressionar sobre a área com betume judaico. Não esfregar, senão a folha de ouro sai! O que se pretende é "limpar" um pouco o betume judaico e absorver o excesso. Fazer o mesmo na restante estatueta. Deixar secar bem.
6. E agora, vamos pôr a descoberto o belo verde esmeralda. Com o pincel de cerdas duras, passá-lo por pó de talco e passá-lo pela estátua em movimentos curtos. Isto vai fazer com que o excesso de folha de ouro saia e se revele um pouco do verde esmeralda.
7. Para finalizar, passar por toda a estátua spray fixador brilhante.
E pronto, ficam com uma bela estatueta dourada do Budha!
4 comentários:
Amiga,
Parece q temos mais uma coisa que em comum: a Paixao por Budas :-) não é so o nome e a gosto por Ponto Cruz, rsrsrs
Vou seguir esta tua dica e experimentar. Depois mostro-te o resultado.
Bjinhos e boa semana
Esqueci-me de te dizer q eu estou a bordar um quadro com um Buda. Passa no meu blog, pode ser q gostes!
Bjos
Adorei!
E o passo a passo está óptimo!
Beijo.
Ajudou-me bastante, muito claro e eficiente. Obrigada :)
Enviar um comentário