sexta-feira, 14 de março de 2008

Manual para Principiantes - Lição n.º1: Como aprender?

Para quem não tem quem lhe ensine a fazer ponto de cruz, não é caso para desesperar! Existem inúmeras formas de aprender.


  • Livros
Eu aprendi a fazer o ponto de cruz por um livro antigo que era da minha avó:


Como este, existem inúmeros livros, novos e usados, que explicam de uma forma mais ou menos detalhada como se faz o ponto de cruz.


  • Revistas

As revistas com gráficos de ponto de cruz têm, regra geral, uma página onde em 3 ou 4 figuras ensinam como se faz o ponto de cruz. Para pessoas que se querem iniciar, não recomendo que tentem aprender por aqui. Apenas ensinam a fazer a carreira de pontos e não outros detalhes como o avesso, o rematar, etc.

Há uns meses, a Burda editou uma revista especial onde, entre outros pontos, ensinava o ponto de cruz:

Na minha opinião, a parte dedicada ao ponto de cruz não está muito boa. A forma como ensinam a fazer o ponto, faz com que o avesso não fique perfeito. Numa lição posterior, explicarei melhor esta situação.



  • Web
Na web existem inúmero sites e blogs onde ensinam a fazer ponto de cruz. Uns têm autênticos manuais em pdf que dão para fazer download e outros até têm vídeos. É só pesquisar! Ou podem esperar pelas próximas lições aqui no Ponto de Cruz da Orquídea!

Sem comentários: