- tecido de quadrilé;
- agulha de ponta redonda (agulha para bordar);
- linhas para bordar;
- bastidor (facultativo);
- tesoura de bordar.
O tecido de quadrilé apresenta-se em várias cores, que vão desde o branco ao preto:
(tecidos de quadrilé da Coats & Clark)
- agulha de ponta redonda (agulha para bordar);
- linhas para bordar;
- bastidor (facultativo);
- tesoura de bordar.
- Quadrilé
O tecido de quadrilé apresenta-se em várias cores, que vão desde o branco ao preto:
(tecidos de quadrilé da Coats & Clark)
Para além do tecido "ao metro", o quadrilé pode apresentar-se em faixas de várias larguras e cores, com diversos formatos ou já integrado em peças como babetes ou panos de cozinha:
(da DMC)O tecido de quadrilé pode ser ainda 100% algodão, com misturas de fibras, com fios brilhantes ou em linho. Conforme o tipo de trabalho, assim se escolhe o quadrilé mais adequado. Tenha atenção à qualidade do tecido. O melhor quadrilé é "engomado", ou seja, é um tecido que tem uma goma que lhe confere alguma rigidez.
Para além do quadrilé, para certos trabalhos que requerem mais requinte como toalhas de mesa ou alguns quadros, também é utilizado o pano de linho. É um tecido de linho especial, com trama uniforme e número de fios horizontais igual ao número de fios verticais, o que permite bordar a ponto de cruz. É um tecido mais leve e delicado que o quadrilé e encontra-se numa gama de cores suaves.
- Agulha
Para bordar no quadrilé, é necessário uma agulha de ponta redonda, específica para ponto de cruz: Assim, garante-se que a agulha passa pelo furinho do quadrilé e não fura o tecido. Normalmente, o tamanho mais utilizado é o n.º24. O número da agulha tem de estar de acordo com o tecido, de forma a não deformá-lo. Aqui têm uma tabela de correspondências que espero que vos ajude: Como o quadrilé que costumo utilizar tem 14 quadrados por 2,5 cm, uso agulha n.º24.
- Linhas
Normalmente, borda-se a 2 fios. Mas, conforme a tabela anterior, depende do tecido e agulha utilizados. Para além disso, depende do ponto que se pretende (o ponto linear, presente em muitos gráficos de ponto de cruz, é normalmente feito a 1 fio). Para além do algodão mouliné, existem outros tipos de linhas utilizadas no ponto de cruz, como linhas metalizadas, fluorescentes, etc:
(100% algodão, Mouliné Spècial da DMC)
- Bastidor
O bastidor é composto por dois aros: o interior é um aro simples, sobre o qual se coloca o tecido; o exterior possui no topo um parafuso que permite apertá-lo em torno do aro interior, prendendo assim o tecido.
- Tesoura
Esta tesoura é ligeiramente curvada, o que permite cortar os fios muito rente ao trabalho, de forma a que as pontas não se notem. Este aspecto é muito importante no caso de se rematar pela frente, como eu faço, de forma a conseguir um avesso perfeito. Para além disso têm as pontas em bico, o que dá jeito quando se pretende desfazer pontos. Existe outro tipo de tesoura própria para bordados, conhecida como "tesoura bico de cegonha" e que tem uma forma muito característica:
Para a próxima lição ficará um dos elementos mais importantes do ponto de cruz: o gráfico ou esquema.
Sem comentários:
Enviar um comentário