sexta-feira, 14 de março de 2008

Manual para Principiantes - Lição n.º2: Material básico

Para fazer ponto de cruz não é preciso muito material:
- tecido de quadrilé;
- agulha de ponta redonda (agulha para bordar);
- linhas para bordar;
- bastidor (facultativo);
- tesoura de bordar.


  • Quadrilé
O quadrilé é o tecido mais utilizado para fazer ponto de cruz. Como podem ver, o quadrilé tem quadrados evidentes (os vértices do quadrado são os furinhos onde se enfia a agulha), o que facilita o bordar. A trama é uniforme, com o número de fios verticais igual ao número de fios horizontal. Dá-se o nome de contagem ao número de fios que compõe um quadrado com 2,5cm de comprimento; é importante ter isto emconta quando se começa um bordado. Existe uma grande variedade de tecido quadrilé, com um número variável de quadrados por 2,5cm. Como é óbvio, quanto mais quadrados por 2,5cm tiver o tecido, mais pequenos são os quadrados e mais pequeno fica o ponto. O que eu costumo usar tem 14 quadrados por 2,5cm.

O tecido de quadrilé apresenta-se em várias cores, que vão desde o branco ao preto:

(tecidos de quadrilé da Coats & Clark)


Para além do tecido "ao metro", o quadrilé pode apresentar-se em faixas de várias larguras e cores, com diversos formatos ou já integrado em peças como babetes ou panos de cozinha:
(da DMC)

(da DMC)

O tecido de quadrilé pode ser ainda 100% algodão, com misturas de fibras, com fios brilhantes ou em linho. Conforme o tipo de trabalho, assim se escolhe o quadrilé mais adequado. Tenha atenção à qualidade do tecido. O melhor quadrilé é "engomado", ou seja, é um tecido que tem uma goma que lhe confere alguma rigidez.

Para além do quadrilé, para certos trabalhos que requerem mais requinte como toalhas de mesa ou alguns quadros, também é utilizado o pano de linho. É um tecido de linho especial, com trama uniforme e número de fios horizontais igual ao número de fios verticais, o que permite bordar a ponto de cruz. É um tecido mais leve e delicado que o quadrilé e encontra-se numa gama de cores suaves.


  • Agulha

Para bordar no quadrilé, é necessário uma agulha de ponta redonda, específica para ponto de cruz: Assim, garante-se que a agulha passa pelo furinho do quadrilé e não fura o tecido. Normalmente, o tamanho mais utilizado é o n.º24. O número da agulha tem de estar de acordo com o tecido, de forma a não deformá-lo. Aqui têm uma tabela de correspondências que espero que vos ajude: Como o quadrilé que costumo utilizar tem 14 quadrados por 2,5 cm, uso agulha n.º24.



  • Linhas
As linhas mais utilizadas em ponto de cruz são as de 100% algodão mouliné, em meada. As marcas mais comuns são a Anchor e a DMC. Quando se tem um gráfico, é necessário ter muita atenção à marca das linhas, porque os códigos de cores variam com a marca. Cada linha é composta por 6 fios frouxamente entrelaçados, que podem ser facilmente separados.


Normalmente, borda-se a 2 fios. Mas, conforme a tabela anterior, depende do tecido e agulha utilizados. Para além disso, depende do ponto que se pretende (o ponto linear, presente em muitos gráficos de ponto de cruz, é normalmente feito a 1 fio). Para além do algodão mouliné, existem outros tipos de linhas utilizadas no ponto de cruz, como linhas metalizadas, fluorescentes, etc:

(100% algodão, Mouliné Spècial da DMC)


(Mouliné Linho, DMC)

(Mouliné Light Effects, DMC)


(100% seda artificial, DMC)

(Metalizada, DMC)


  • Bastidor
Há quem não goste de bordar com bastidor "porque não dá jeito". Pessoalmente, não consigo bordar sem bastidor. Desta forma o tecido fica bem esticado e é mais fácil bordar e puxar a linha com a tensão correcta. Os bastidores existem em vários tamanhos. Escolha um adequado ao tamanho das suas mãos, que lhe permita um domínio perfeito do mesmo. Os bastidores existem em vários materiais (plástico ou madeira) e em vários tamanhos. Pode ser útil ter um bastidor pequeno, para bordar pequenos motivos.

O bastidor é composto por dois aros: o interior é um aro simples, sobre o qual se coloca o tecido; o exterior possui no topo um parafuso que permite apertá-lo em torno do aro interior, prendendo assim o tecido.


  • Tesoura
Se pensa que qualquer tesoura serve, está muito enganada(o)! Para bordar ponto de cruz, é necessário uma tesoura especial:

Esta tesoura é ligeiramente curvada, o que permite cortar os fios muito rente ao trabalho, de forma a que as pontas não se notem. Este aspecto é muito importante no caso de se rematar pela frente, como eu faço, de forma a conseguir um avesso perfeito. Para além disso têm as pontas em bico, o que dá jeito quando se pretende desfazer pontos. Existe outro tipo de tesoura própria para bordados, conhecida como "tesoura bico de cegonha" e que tem uma forma muito característica:

Para a próxima lição ficará um dos elementos mais importantes do ponto de cruz: o gráfico ou esquema.

Sem comentários: