segunda-feira, 24 de março de 2008

Manual para Principiantes - Lição n.º 3: Como interpretar gráficos

Nesta lição, vou ensinar a interpretar gráficos.


Para melhor compreensão, vou mostrar um gráfico muito simples:

Os gráficos podem apresentar-se de várias formas. Escolhi este por me parecer o mais completo e compreensível.

  • O quadriculado

Os gráficos vêm, por norma, inseridos num quadriculado. Este quadriculado facilita a contagem do número de quadrados que ocupa um desenho. Os quadrados maiores (delimitados por linha escura ou mais grossa) são de 10 por 10 quadrículas. Assim, neste desenho, facilmente se sabe que tem 60 quadrículas de altura e 60 de comprimento (6 quadrados dos grandes por 6). As quadrículas (delimitadas por uma linha mais clara ou mais fina), representam um ponto de cruz. Portanto, cada quadrícula é um ponto que tem de ser feito nesse local. Alguns gráficos têm assinalado o centro do desenho (neste caso, é representado pelas setas vermelhas; basta traçar uma linha a partir de cada uma delas e a intersecção será o centro do desenho). Quando isto não acontece, é necessário encontrar o centro do desenho, fazendo a contagem do número de quadrículas horizontais e verticais (neste caso 60 por 60), dividir por 2 (ficamos com 30 quadrículas), contar esse número de quadrículas e traçar uma linha bem visível ao longo da linha que divide o desenho ao meio na horizontal e na vertical. A intersecção das linhas é o centro do trabalho. Alguns gráficos têm, do lado de fora do quadriculado, a marcação do número de quadrículas (é o caso desde gráfico), o que facilita muito a contagem, sobretudo em gráficos grandes.



  • O gráfico

Os gráficos podem apresentar-se a cores (como este) ou a preto e branco. Cada ponto é representado por uma quadrícula de uma cor específica (no caso de ser um gráfico colorido) e por um símbolo (tanto nos gráficos coloridos como a preto e branco). Deve analisar-se bem o gráfico, para ver que pontos são utilizados. Neste caso, podemos observar que tem dois tipos de ponto: ponto de cruz (quadrículas coloridas) e ponto linear (linhas que não fazem parte do quadriculado).

  • As intruções

Alguns gráficos vêm acompanhados de instruções. Se for esse o caso, leia sempre as instruções antes de começar o trabalho. É também nas instruções que é referido o número de fios utilizados (se não houver nenhuma referência ao número de fios a utilizar, guie-se pelo quadro que apresentei na última lição. Se utilizar 2 fios para o ponto de cruz, utilize 1 fio para o ponto linear). Por vezes nas instruções vêem também referenciados os tipos de ponto utilizados no trabalho.



  • A legenda (key, em Inglês)

Os gráficos vêem sempre acompanhados de uma legenda. Na legenda, temos cada um dos símbolos utilizados no gráfico e, à frente, o número da cor correspondente (e por vezes até o nome da cor). É sempre referida a marca utilizada (neste caso, é a DMC). Alguns gráficos contêm legendas com mais de uma marca de linhas.

Sem comentários: